Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

#39 | Como é que o nosso comportamento pode afetar as nossas finanças?

Compreender melhor o impacto que as emoções, padrões ou crenças têm nas nossas decisões contribui para gerir melhor as finanças pessoais e para manter a nossa saúde financeira. Ora veja quais são e os seus efeitos.

O nosso estado de espírito e as emoções geram estímulos positivos ou negativos que impactam nas decisões que tomamos. Na gestão da vida financeira, os comportamentos gerados pelo estado emocional com que lidamos a cada momento têm igualmente um impacto que pode incrementar ou diminuir a nossa capacidade de assumir riscos.

Por exemplo, confiança, medo ou alegria são emoções decisivas na tomada de decisões de investimento. Já os padrões de pensamento, conhecimento, crenças ou experiência de vida formatam comportamentos que resultam da sua combinação com as emoções.

Além das crenças conscientes, todo o ser humano tem também crenças inconscientes, também chamados vieses comportamentais, que influenciam as decisões que tomamos.

Compreender melhor o impacto que estes vieses têm nas nossas decisões contribui para gerir melhor as finanças pessoais e para manter a nossa saúde financeira. Ora veja quais são e os seus efeitos.

Primeiro, temos o Viés do Presente. Preferimos recompensas imediatas, levando ao uso excessivo de crédito e dívidas. Depois, há o Efeito de Ancoragem. Promoções ou primeiras impressões levam a compras e gastos impulsivos. Já no Comportamento de Rebanho, seguimos tendências que podem ser arriscadas nos investimentos, e o Excesso de Confiança leva-nos a subestimar riscos e a tomar decisões financeiras arriscadas.

A Má Gestão de Dívidas pode criar um ciclo de endividamento. Mantenha-se atento às suas obrigações, e não perca o pé com o Excesso de Consumo, impulsionado por marketing e redes sociais, que levam a gastar mais do que se ganha.

Acima de tudo, lembre-se das consequências de pagar fora de tempo. Juros e penalizações acumulam rapidamente.

Entender estes comportamentos ajuda-nos a tomar decisões financeiras mais informadas. É por isso que as Finanças devem ser para Todos!

#1 | Porque é que a literacia financeira é importante para todos?

Ver o vídeo
#1 | Porque é que a literacia financeira é importante para todos?